As Flores

As flores são famosas por serem um ótimo presente e um belo artefato para a decoração de ambientes. Mas as suas qualidades vão muito além de somente embelezar. As flores e plantas são responsáveis pela fotossíntese, e algumas espécies reconhecidas pelas suas propriedades medicinais.

O processo de fotossíntese é de conhecimento da maioria e é de imprescindível importância para o planeta. As pétalas coloridas têm como função principal atrair insetos para polinizar a flor, e depois que o pólen é depositado nela, ele segue seu caminho até o ovário da planta, onde as sementes são reproduzidas.

Toda a vida do nosso planeta depende da fotossíntese, pois esse processo produz glicose para a planta que alimenta os animais herbívoros e esses, por sua vez, alimentam os carnívoros e onívoros, seguindo assim a cadeia alimentar.

A fotossíntese também é responsável pela produção de O² (oxigênio). Através desse processo, os seres fotossintetizantes convertem moléculas simples e nocivas à saúde, como o CO² (gás carbônico), em oxigênio. Esse ciclo de retirada e liberação de gases é o maior responsável pela existência de um ambiente propício á vida no Planeta.

Algumas espécies de flores possuem propriedades medicinais, como a lavanda, por exemplo,que é conhecida por ser calmante e sedativa, e proporcionar equilíbrio para o corpo físico. Ou como a camomila, que alivia cólicas intestinais, ajuda na digestão e diminui até mesmo quadros leves de ansiedade.Estes são apenas dois exemplos entre tantas outras flores e plantas que são utilizadas na medicina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *