A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS.

“Sem as abelhas, o homem pode desaparecer em quatro anos”, disse Albert Einstein, numa previsão catastrófica, na primeira metade do século 20.

A polinização das flores e plantas pode acontecer de várias maneiras, entre elas: água, vento e diversos animais. Entre todos os animais, os insetos são os mais comuns, e as abelhas as mais eficazes.

Um estudo feito pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) cerca de 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores.

As abelhas são as mais eficientes nesse processo, pois são as mais rápidas e conseguem voar em ziguezague e, após um tempo com a colônia instalada em certo local, conseguem saber qual o melhor horário para coletar pólen.

Ao contrário de outros insetos, as abelhas alimentam-se exclusivamente de recursos florais, fazendo assim involuntariamente, a polinização das flores – ação essencial para perpetuação de milhares de espécies de vegetais, por produzir alimentos, conservar o meio ambiente e manter o equilíbrio dos ecossistemas.

Nos últimos 15 anos houve uma queda assustadora no número desses insetos, cerca de 50% a 90% das abelhas sumiram do nosso planeta. As causas ainda não são certas, mas acredita-se que pode ter ocorrido por causas naturais e produtos agrotóxicos. Porém, com a extinção das abelhas a maioria das nossas frutas e legumes desapareceria completamente da Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *